Agora são: horas e minutos - Bem-vindo ao Site Plantão Policial GO Com Edjaine Barbosa

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Segundo o Ministério da Saúde, é confirmado o primeiro caso de Febre do Nilo no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, é confirmado o primeiro caso de Febre do Nilo no Brasil

O Ministério da Saúde (MS) declarou que foi confirmado o primeiro caso de Febre do Nilo no País. A doença foi registrada no Pauí e foi contraída por um trabalhador da zona rural. Segundo o MS, o diagnóstico ocorreu no último dia 28. Para constatar a doença, foram realizados "dois exames sorológicos com reagente para o vírus do Nilo Ocidental-VNO (IH e ELISA)", informa o órgão.
 O Ministério da Saúde classificou o caso como um "evento isolado". O paciente ficou internado e já recebeu alta. Ele deve passar por sessões de fisioterapia para se recuperar. Outros quatro casos com suspeitas da doença foram descartados. "Cabe ressaltar que o caso se trata de evento isolado, sem identificação de cadeia de transmissão e que passa por investigação detalhada para que se busque esclarecer a maneira de transmissão", apontou.
Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

A doença é transmitida por meio da picada de mosquitos e, segundo o MS, "80% dos casos não apresentam sintomas". Já em 20% dos casos, a pessoa contaminada pelo vírus apresenta febre, fadiga, dores de cabeça, musculares e nas articulações. Ainda de acordo com o MS, 1% dos casos apresenta sintomas graves, que, nesse caso, acometem geralmente pessoas idosas.
Entre os sintomas graves estão febre alta, rigidez na nuca, desorientação, tremores, fraqueza muscular e paralisia, em alguns casos ainda podem ocorrer encefalite ou meningite.
Ainda não existe medicação ou vacina contra a doença. "Não existe tratamento específico para a Febre do Nilo. O tratamento do paciente infectado é de suporte e envolve hospitalização, reposição intravenosa de fluidos, suporte respiratório e prevenção de infecções secundárias", destaca o Ministério da Saúde.



    Fonte/DM