Agora são: horas e minutos - Bem-vindo ao Site Plantão Policial GO Com Edjaine Barbosa

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Menor detido com vídeo de execução confessa tráfico de drogas, diz MP

Ele portava porção de cocaína, que seria vendida no dia de sua apreensão.
Polícia já identificou os outros dois suspeitos de participação no crime.

Menor detido com vídeo de execução confessa tráfico de drogas, diz MP, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Menor é conduzido para prestar depoimento no Ministério Público (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O adolescente de 16 anos suspeito de matar o vigia de carros Marcos Vinícius Caixeta, 18, foi ouvido nesta quinta-feira (27) na 4ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Goiânia. O depoimento não foi relacionado ao homicídio, mas sim ao ato infracional cometido no dia em que ele foi apreendido, fazendo manobras arriscadas em uma moto, com uma porção de cocaína, quando policias encontraram o vídeo da execução em seu celular.
Segundo a promotora de Justiça em substituição Maria Cecília de Jesus Ferreira, o garoto confirmou que o entorpecente seria vendido. "Por causa disso, vamos representá-lo pelo ato infracional por tráfico de drogas. A partir daí, a Justiça analisará a questão", disse Maria Cecília .

Ainda de acordo com a promotora, o inquérito sobre o homicídio será analisado pela promotoria de Leopoldo de Bulhões, responsável por Bonfinópolis, onde o corpo foi encontrado, na terça-feira (25). Na ocasião, o suspeito disse à polícia que teria matado outras duas pessoas.
Após ser ouvido, o menor, que chegou a postar uma foto do crime em uma rede social, retornou para a Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), onde está detido. Se for considerado culpado pelo atos, o adolescente pode ser condenado a uma medida sócioeducativa de no máximo três anos.
Identificação
O titular da Depai e responsável pelo caso, delegado Kleyton Manoel Dias disse que já identificou os outros dois suspeitos de envolvimento na morte de Marcos Vinícius, que também aparecem no vídeo . Porém, os dois ainda não foram localizados.
"Trata-se de um homem de 22 anos, e de outro menor, de 17. Ambos já têm passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas. Temos a informação de que eles não estão em Goiânia, mas estamos fazendo diligências para encontrá-los", afirma.
A frieza do suspeito impressionou até mesmo a polícia. "O comportamento dele é normal, frio, tranquilo. Chama bastante atenção o fato de uma pessoa tão jovem ter tanto desapego com a vida dessa forma. O que para gente às vezes é tragédia, para ele é uma coisa normal", descreve.
Órfão
Marcos Vinícius era órfão e foi criado pela avó, Rosalina Dias Caixeta, de 72 anos. A idosa disse que o garoto era usuário de drogas e lamenta não ter conseguido livrá-lo do vício: "Tentava arrumar escola para ele, emprego, mas ele não gostava e começou a mexer com droga. Primeiro, maconha, mas a situação se complicou quando ele começou a usar crack, há uns três meses".
Adolescente posta em rede social foto de execução em Goiás (Foto: Reprodução/ Facebook)Adolescente posta em rede social foto de
execução (Foto: Reprodução/ Facebook)
A avó contou que o pai de Marcos Vinícius morreu há 15 anos e a mãe, há 11. Em junho do ano passado, o irmão mais velho do jovem, de 21 anos, também morreu assassinado, com um tiro na cabeça, no Setor Urias Magalhães, em Goiânia.
Vídeo
A execução ocorreu no último sábado (22). No vídeo encontrado no celular do suspeito, Marcos Vinícius aparece em um carro com os três suspeitos. Eles zombam com a vítima: “Chegou sua hora. Olha a missão hoje".
Após atirar, o adolescente ainda pisa na cabeça da vítima. Outro criminoso se aproxima de Marcos e atira mais cinco vezes. O menor detido ainda diz: “Desgraçado, vai com Deus”.
Quando foi apreendido , o menor confessou o crime: "Eu que matei ele. O crime cobra caro. Enquanto uns matam, outros morrem”.

Com Informações do G1-GO